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Quem Somos - Ecobé

QUEM SOMOS

Educação com foco em ciências naturais e educação ambiental

A Ecobé Projetos Pedagógicos é uma empresa de educação com foco no ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS e projetos de EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Nasceu da inquietação de um professor de ciências e arte-educador na lida diária com a prática de ensino, que percebeu a incrível distância entre o que se ensina e a realidade, entre o conteúdo da grade curricular e sua aplicação no cotidiano e na vida, ou seja, a função social do ensino de ciências.

Assista o vídeo ao lado e conheça nossa visão de mundo e nossa missão no fazer educacional.

Foi assim que, ao longo de 19 anos, a Ecobé vem construindo uma prática para responder a essas questões, que prioriza a pesquisa de novos materiais didáticos, instalações científicas,  intervenções no espaço escolar, vivências e experimentações significativas e, principalmente, uma metodologia que persegue uma eficiente transposição didática e uma reflexão sobre o sentido do currículo de ciência.

Ecobé é uma expressão tupi-guarani usada para reconhecer aqueles que respeitam a Natureza em todas as suas expressões: humana, animal, vegetal e mineral. De acordo com a tradição indígena, Ecobé é um bem, uma sabedoria, promovendo assim uma vida longa.

Nossa missão:

  • Reaproximar a comunidade escolar da Natureza, suas leis, ciclos, seres e fenômenos

  • Transformar o conhecimento científico em ferramenta útil para conhecer e transformar positivamente o mundo

  • Ampliar a visão de mundo dos nossos alunos para abarcar a Terra como verdadeira provedora de nossos recursos

  • Alfabetizar cientificamente e ecologicamente
  • Ajudar a construir uma cultura sustentável de responsabilização sócio-ambiental
  • Despertar e fomentar a curiosidade como base para a formação do pensamento e do espírito científico
  • Educar para uma cidadania planetária

Possibilitando a vivência da natureza, seus fenômenos, seus diferentes seres, ambientes, segredos e mitos, através de uma abordagem lúdica e integrada às diversas linguagens expressivas, como teatro, literatura, música, artes e outras, queremos aproximar nossos alunos de um sentimento de pertencimento ao mundo e desta sublime virtude que é o espírito científico.

FILOSOFIA DE TRABALHO

Nossa proposta é marinada em diferentes correntes filosóficas e pedagógicas. Nossa visão é a tentativa de fazer convergir e integrar estas complementares visões de mundo. Entre elas destacamos:

diferentes correntes

PEDAGOGIA SIMBÓLICA – A proposta da Pedagogia Simbólica Junguiana é resgatar a vivência emocional e prazerosa no ensino para aumentar a profundidade do aprendizado e dificultar o seu esquecimento. Para isso faz uso exuberante de técnicas expressivas participativas na sala de aula, visando liberar a espontaneidade do corpo, da emoção e da imaginação lúdica-criativa do professor e do aluno. O resultado é um ensino vivo e útil na formação da Consciência e no engajamento social. Sua adoção significa o fim de um longo processo de dissociação entre sujeito e objeto em nossa tradição cultural.

ECOPEDAGOGIA –”… a ecopedagogia não é uma pedagogia a mais, ao lado de outras pedagogias. Ela só tem sentido como projeto alternativo global onde a preocupação não está apenas na preservação da natureza (Ecologia Natural) ou no impacto das sociedades humanas sobre os ambientes naturais (Ecologia Social), mas num novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico (Ecologia Integral) que implica uma mudança nas estruturas econômicas, sociais e culturais. Ela está ligada, portanto, a um projeto utópico: mudar as relações humanas, sociais e ambientais que temos hoje. Aqui está o sentido profundo da Ecopedagogia, ou de uma Pedagogia da Terra, como a chamamos.” (in: Pedagogia da Terra – ideias para um debate”, Moacir Gadotti, Portugal, 2000).

ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA – A alfabetização ecológica é o processo de aprendizagem dos princípios de organização dos ecossistemas que constituem a vida na terra. Ensinar e aprender os princípios básicos da ecologia para nos tornarmos “ecologicamente alfabetizados”, conhecendo as diversas redes de interações, que constituem a teia da vida, são objetivos da alfabetização ecológica. Através dela é possível entender as múltiplas relações que se estabelecem entre todos os seres e o ambiente onde vivem, e como tais relações se configuram na teia que sustenta a vida no planeta.

ARTE-EDUCAÇÃO – Assim como a ciência, a arte é uma linguagem de compreensão e tradução do mundo em que estamos inseridos. Cada linguagem expressiva, com suas peculiaridades, toca diferentes dimensões da natureza humana. Não existe desenvolvimento do potencial humano de que trata a Educação sem a contribuição da linguagem artística.

PENSAMENTO COMPLEXO – A proposta da complexidade é a abordagem transdisciplinar dos fenômenos, e a mudança de paradigma, abandonando o reducionismo que tem pautado a investigação científica em todos os campos, e dando lugar à criatividade e ao caos. A transdisciplinaridade não significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas significa também que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas. Para haver essa dita transdisciplinaridade, é preciso haver um pensamento organizador, chamado pensamento complexo (Edgar Morin em “Introdução ao Pensamento Complexo, 1991). O verdadeiro problema não é fazer uma adição de conhecimento: é organizar todo o conhecimento.

PERMACULTURA: O conceito foi criado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, nos anos 70. É uma reunião dos conhecimentos de sociedades tradicionais com técnicas inovadoras, com o objetivo de criar uma “cultura permanente”, sustentável, baseada na cooperação entre os homens e a natureza.Um dos princípios fundamentais da permacultura é o respeito pela sabedoria da natureza, que desenvolveu um sistema perfeito para cada lugar.

ECOLOGIA PROFUNDA: Conceito proposto pelo filósofo e ecologista norueguês Arne Næss em 1973, a Ecologia Profunda, tradução direta do inglês deep, é um conceito filosófico que vê a humanidade como mais um fio na “teia da vida”(web of life).Cada elemento da natureza, inclusive a humanidade, deve ser preservado e respeitado para garantir o equilíbrio do sistema da biosfera. Formas alternativas de pensar são : ecofeminismo e ecologia social.

Conheça os serviços Ecobé - Ciência com Vida:

Educação Ambiental

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Vamos construir uma cultura de valorização da natureza.

Feira de Ciências

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A contextualização do ensino de ciências.

Ensino de Ciências

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As ferramentas adequadas ao ensino de ciências.

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