Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/ecobecienciacomvida/www/wp-content/plugins/wordfence/models/block/wfBlock.php on line 536

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/ecobecienciacomvida/www/wp-content/plugins/wordfence/models/block/wfBlock.php on line 537

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/ecobecienciacomvida/www/wp-content/plugins/wordfence/models/block/wfBlock.php on line 539

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/ecobecienciacomvida/www/wp-content/plugins/wordfence/models/block/wfBlock.php on line 554

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/ecobecienciacomvida/www/wp-content/plugins/wordfence/models/block/wfBlock.php on line 557

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/ecobecienciacomvida/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 5684
Educação Ambiental - Ecobé
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Vamos construir uma cultura de valorização da Natureza

Nosso trabalho é a reafirmação de uma característica natural do ser humano.

Crianças exploram seus ambientes desde sempre, para reconhecer e explorar as possibilidades, e neste movimento de descoberta o ambiente se revela para elas.

As coisas do mundo estão à disposição dos nossos sentidos. Qualquer pessoa pode ver a beleza por seus próprios olhos, se aprendeu a ver beleza nas coisas.

Educação ambiental
Valorização da Natureza

Descobrir em que vale a pena prestarmos atenção é uma tarefa do nosso cérebro, que deve ser ensinado a fazê-lo.

Isto por si só já constitui uma bela tarefa: construir uma cultura de valorização da Natureza. Ensinamos e aprendemos com as crianças a amar a vida. As crianças são plenas deste sentimento.

Aprendemos a ver e a valorizar aquilo a que fomos apresentados, como um legado da cultura onde estamos inseridos.

Quando não somos apresentados, desprezamos parte da realidade, ignoramos, ficamos alienados da complexidade e beleza do mundo.

Um jardim é só uma paisagem para quem não foi convidado a reconhecer seus habitantes, fenômenos, relações, dramas…é pobre e insignificante, incapaz de mobilizar, ou organizar o sujeito com seus encantos e mistérios.

Mas para quem conhece a ciência por trás desta realidade, sabe e infere que a realidade é muito mais complexa, mais rica e ampla do que o que se vê. A vida se torna impagável.

Valorização da Natureza
Valorização da Natureza

É simples de entender: o conhecimento amplia a beleza e o valor das coisas. Uma flor, além do que vemos em cor, forma e delicadeza, é a sede de muitos acontecimentos e fenômenos, que aos olhos não estão acessíveis.

Na flor, milhares e milhares de células realizam milhões de reações, transformam substâncias, anunciam a passagem das estações, revelam suas estratégias de reprodução, comunicam ao longe seus convites…

Este é o papel do Ensino de Ciências: ampliar a visão de mundo. A Ciência torna o comum, único, e ao mesmo tempo múltiplo; o simples em complexo, e este olhar profundo nos dá um sentido da grandiosidade do mundo.

Quem conhece a vida assim, em tantas dimensões, sabe que é apenas uma pequena peça no super-organismo que é o planeta Terra, mas não se sente diminuído por isso.

Ao mesmo tempo se sente elevado pois pode fazer escolhas mais acertadas, não se sente à parte das coisas pois compreende, ou procura compreender, o vínculo que existe entre todas as coisas. E isto é extremamente favorável ao futuro da nossa espécie.

A capacidade de buscar respostas, de compreender para além do que se vê, favorece a formação de um sujeito, poeta, advogado, engenheiro, artista, doula, bombeiro, que procurará sempre ser mais humanamente eficiente.

Favorecer a formação de um espírito científico é a tarefa mais notória para uma guinada da nossa espécie na direção de uma vida plena na comunidade planetária de Gaia, onde vivemos e viveremos.

Conheça os serviços Ecobé - Ciência com Vida:

Educação Ambiental

Educação Ambiental

Vamos construir uma cultura de valorização da natureza.

Feira de Ciências

Feiras de Ciências

A contextualização do ensino de ciências.

Ensino de Ciências

Ensino de Ciências

As ferramentas adequadas ao ensino de ciências.

Ensino de Ciências

Consultoria em Ciências

Conteúdo que cria oportunidades.

Onde Estamos

Rua Conde de Bonfim, 1305 -  Rio de Janeiro -  Tijuca - CEP: 20530001

Fale Conosco

 

21 3489 0726

21 99724 9782

Tire Suas Dúvidas

Entre em contato através do formulário da Ecobé e tire suas dúvidas.

Onde Estamos

Rua Conde de Bonfim, 1305 -  Rio de Janeiro -  Tijuca - CEP: 20530001

Fale Conosco

 

21 3489 0726

21 99724 9782

Tire Suas Dúvidas

Entre em contato através do formulário da Ecobé e tire suas dúvidas.