Aconteceu!

Aconteceu!
Alguns projetos, eventos, encontros…de 2012.

SANTO INÁCIO:

  •  Praia em 3 Dimensões : Mediamos a visitação do grupo do Jardim III à Praia da Urca. Nossa missão foi ampliar a visão deste ambiente diverso, através de dois diferentes momentos: a dinâmica do costão rochoso, sua origem, habitantes e relação com a vida marinha; e outro em que os habitantes da zona entre marés foram reconhecidos.
  • Dinossauros: O primeiro ano foi até o Espaço Ecobé em busca de vestígios dos Répteis Gigantes. Neste encontro fizemos um passeio pela Paleontologia, visitando conceitos, testando teorias e vivendo experiências de tirar o fôlego e a terra do chão para encontrar pistas do nosso passado.
  • Homem das Cavernas: Parque Lage. Acompanhamos o grupo 1ºAno em seu exercício de alfabetização buscando pistas das pinturas rupestres pelas grutas do Parque e aproveitamos para investigar a linguagem da Natureza, os vestígios da presença de animais, as indicações dos fenômenos naturais, e ainda pudemos comprovar a generosidade desta nos fornecendo recursos que, pelas mãos dos nossos antepassados, garantiram nossa sobrevivência.
  • O Animal, o Vegetal e a Vida: O 2ºano do Fundamental foi ao Espaço Ecobé conferir de perto as particularidades e características fundamentais destes dois Reinos , para fundamentar seus estudos em sala e se maravilhar em como a vida se organizou na Terra, produzindo uma pluralidade de soluções para as mesmas necessidades.
  • Brinquedos: O Jardim III esteve no Espaço Ecobé para aprender técnicas de fabricação de brinquedos antigos utilizando diferentes materiais. Como desdobramento pôde conhecer a natureza dos materiais e alguns conceitos físicos implicados na brincadeira.
  • Projeto Cientista: Como disparador para o lançamento das frases geradoras da alfabetização um grupo de “cientistas” visita a escola em nome do inventor de Grande Satélite OLHO para monitoramento do universo. O objetivo do encontro é apresentar os conceitos relativos às viagens espaciais e a demonstração das possibilidades de vida nos planetas do Sistema Solar.

MOPI

  • Alimentação Orgânica e sustentável: As turmas de 2º Ano do E. Fundamental estiveram no Espaço Ecobé investigando a agricultura em pequenos espaços, técnicas e equipamentos. Foi possível reconhecer a relação dos insetos com a multiplicação e consumo dos vegetais, o que nos levou a refletir sobre os perigos do agrotóxico para a saúde humana e do planeta. A equipe apresentou alternativas ecológicas para o controle de pragas agrícolas e a revisão deste conceito a partir do reconhecimento da dinâmica da Natureza.
  • Floresta: Situado no Parque Nacional da Tijuca, o Espaço Ecobé é um cenário perfeito para o estudo da Mata Atlântica. Este projeto pretendeu apresentar e ampliar este ambiente, não só no que se refere aos seus habitantes e suas relações; nem só aos recursos que fornece e à beleza que acrescenta a cidade, mas a importante missão que cumpre na manutenção da qualidade da vida, constituindo um verdadeiro tesouro chamado Capital Natural. Tudo isto aqui no nosso quintal.
  • Materiais e Invenções- O legado de Prometeu: Reconhecer a origem dos matérias, onde são empregados em nosso dia-a-dia, além das tecnologias para sua manipulação, foram as ferramentas que usamos neste projeto para que os alunos do 3º Ano do E. Fundamental pudessem avaliar o uso racional e sustentável destes, partindo do conceito de Pegada Ambiental.
  • Água na Terra: A Água enquanto elemento, água no corpo, na casa, na cidade, no Mundo: Os alunos do 4º Ano do E.F puderam realizar práticas de tratamento, características químicas, testar parâmetros, conhecer in loco nascente e córrego; comprovar conceitos relativos a formação do relevo, nesta verdadeira viagem pelo mundo aquático.
  •  Energia e sustentabilidade: O que é energia? Quais são suas fontes? Até que ponto somos dependentes dela? Como diminuir o impacto ambiental com tecnologia verde. Foram algumas das perguntas que tentamos responder com práticas e vivências neste encontro com as turmas do 5º Ano do E.F.
Esses projetos fizeram parte do desenvolvimento do tema do “1º ENCONTRO SÓCIO-CIENTÍFICO – CAMINHOS PARA SUSTENTABILIDADE” da escola, realizado também no Espaço Ecobé em Outubro.

SESC

  • Ciclo da vida: Workshop sobre o desenvolvimento e ecologia das diferentes ordens de animais, realizado na SEMANA DE TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE do Sesc Madureira.

AMPLA

  • Tecnologia Natural: A Natureza como fonte de inspiração para os conceitos e idéias, que geraram a base da nossa tecnologia. Este foi o mote do encontro realizado em sedes da empresa de fornecimento de energia de Niterói para filhos dos funcionários .

ESCOTEIROS

  • Ciclo da vida: Workshop sobre o desenvolvimento e ecologia das diferentes ordens de animais, com práticas e vivências para grupos de E.Fundamental II e E. Médio. Um verdadeiro passeio sobre a evolução da vida no planeta, suas adaptações, especificidades e excentricidades.
  • Eletricidade: Um conjunto de experimentos envolvendo os principais conceitos de Física foi a nossa proposta para envolver os jovens do V Jamboree Nacional Escoteiro, em oficinas de práticas e de construção de equipamento elétrico demaneira lúdica.

ESCOLA PARQUE

  • Horta – Os grupos da Educação Infantil foram aprender técnicas de plantio com um verdadeiro agricultor que os ensinou seus segredos, técnicas e ferramentas utilizadas no campo. Nessa visita o grupo arregaçou as mangas, plantou, colheu, consumiu hortaliças e ainda beneficiou alimentos numa vivência campesina.
  • Mangue – Para mergulhar em um conhecimento sobre o projeto estudado ao longo do ano, o 1º ano do Ensino Fundamental banhou-se na sabedoria do Manguezal, ecossistema de Mata Atlântica que abarca a transição do ambiente terrestre para o ambiente aquático e, por isso, é tão rico e diverso? Fugindo da “Vovó do Mangue” encontramos caranguejos, saracuras, ostras e muita lama.

mangue

  • Pedra de Itaúna – A cidade do Rio de Janeiro é entrecortada de ambientes naturais que resistem à urbanização. Reconhecer esses ambientes e seu potencial ambiental é uma forma de assegurar seu valor e existência. Foi com essa intenção que os alunos do Grupo 5 (Infantil) foram explorar e reconhecer um desses ambientes: a Pedra de Itaúna (Barra da Tijuca).
  • Águas da Floresta – A Floresta de Mata Atlântica cumpre um papel fundamental no ciclo da água doce, na manutenção da sua qualidade e nas reservas desse recurso tão precioso. O 1º ano (Fundamental 1) fez uma expedição pelas trilhas da Floresta até um reservatório de água doce, conhecendo de perto os processos de formação de rio, nascente e a beleza do ambiente natural.
  • ECO+20 : Participamos do Evento da ECO, um projeto anual de conscientização ambiental, em que os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, desenvolvem pesquisas e mostram os resultados para a comunidade escolar. Nossa participação foi exclusiva da E.Infantil, na forma de oficinas de manipulação de matérias primas naturais, como o látex e a Taboa, e atividades agrícolas.

CEI- Centro Ed. Espaço Integrado

  • 4 ELEMENTOS : O projeto desenvolvido no primeiro semestre do ano pretendeu pesquisar e desenvolver uma cultura de sustentabilidade e engajamentos nas turmas da primeira etapa do E. Fundamental. Cada série desdobrou um elemento da Natureza relacionando a aspectos de uma vida sócio-ambientalmente equilibrada: Tecnologia verde, Matrizes energéticas, Ecologia, Pegada Ambiental e muitos outros conceitos foram apresentados na Feira de Ciências que reuniu toda comunidade escolar.
  • Complexo Lagunar da Tijuca : Um dos princípios da Alfabetização Ecológica é fortalecer os vínculos da comunidade com o  ambiente a que pertence. Foi com este norte que acompanhamos os alunos do CEI por uma exploração e reconhecimento deste importantíssimo patrimônio ambiental, tão sacrificado pelos impactos da urbanização na região, mas, sobretudo pelo distanciamento e desconhecimento da população local. Só quem  conhece e ama preserva.]

ANDREWS

  • Homem das Cavernas: Parque Lage. Acompanhamos o grupo 1ºAno em seu exercício de alfabetização buscando pistas das pinturas rupestres pelas grutas do Parque e aproveitamos para investigar a linguagem da Natureza, os vestígios da presença de animais, as indicações dos fenômenos naturais, e ainda pudemos comprovar a generosidade desta nos fornecendo recursos que, pelas mãos dos nossos antepassados, garantiram nossa sobrevivência.
  • Animais de Savana: Numa visita guiada ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro focamos nossa atenção aos animais cuja origem pertence às savanas africanas. Através de experimentos e diferentes equipamentos pudemos chamar a atenção dos nossos pequenos estudantes para as adaptações e particularidades destes animais.

 

 

E muito mais….

You must be logged in to post a comment.