Metodologia Ecobé

 

Nossa metodologia se apoia no desenvolvimento e interação de cinco diferentes visões e intervenções sobre a realidade. Na verdade, pontas de uma estrela, estes cinco aspectos constituem uma lente que sobrepomos ao nosso planejamento de atuação e produzem indagações ou caminhos de investigação e construção sobre a a nossa proposta de ensino, em nossa lida específica que são as Ciências Naturais, já um recorte da realidade.

Buscar a transcendência dos conteúdos e temas, buscar um sentido mais universal, mais integrado a diferentes aspectos da vida é o que designamos como o Norte deste nosso entendimento.  Mais do que construir analogias, como a generalização de uma lei ou princípio, encontrar a ESPIRITUALIDADE de um tema é perceber um subtexto, um símbolo, uma estrutura arquetípica , que vazando das fronteiras dos códigos da Ciência diga respeito à organização da vida, à organização do homem  em seus aspectos físicos, emocionais , mentais e espirituais.

Como bem disse o Dr. Sérgio Cortella,

“…espiritualidade é a recusa de que a vida se esgote em sua materialidade numa existência que tem sentido em si mesma. Esta ideia de espiritualidade  está conectada à noção de transcendência, isto é,  as coisas, a vida, o sentido é construído para além do imediato, do momento. Ele está mergulhado em uma estória que faz sentido pela própria capacidade de honrar a vida…”

Neste sentido,acreditamos que o movimento primeiro de nossa ação como educadores, mergulhados nesta realidade de ensino,  deveria nascer de simples questionamentos:  em quê  este assunto  interessa para a vida? Em que este tema contribui para a organização e harmonia da vida?  E destes questionamentos, caminhar na direção da investigação de um sentido de integração transcendentes, que ajudem a construir uma visão do conhecimento como ferramenta do processo de construção de uma sabedoria, maestria da capacidade de viver.  Qual a transcendência de estudar o ciclo da água? Qual o sentido maior de pesquisar a diversidade animal? Em que contribui para a vida neste planeta reconhecer nos vegetais o processo de fotossíntese? Qual o valor para a vida dos conhecimentos que tanto valorizamos na escola? Esta é a busca, a jornada do herói.

You must be logged in to post a comment.