Ciências nas séries iniciais?

 

“Muitos devem se perguntar sobre a importância do ensino de Ciências como prática na séries iniciais. Como essa experiência pode ajudar no desenvolvimento das nossas crianças? Qual é a dimensão e a importância desta atividade no dia-a-dia do processo educacional?

Vamos então tentar esclarecer a essência deste trabalho…

Foi buscando respostas para muitas questões que se construiu a Ciência. Podemos dizer que ela é o conjunto de respostas que a humanidade tem encontrado para vencer seus desafios e questionamentos, com inventividade, criatividade, inspiração e muito trabalho. Foi a partir desta busca incansável que construímos, nem sempre com sucesso, máquinas, equipamentos, técnicas, filosofias, e fundamos a nossa civilização. Esta, devemos concordar, não é um projeto acabado: carece ainda de ajustes, correções de rota e muitas respostas. Pois ainda existem muitas perguntas…

Uma comparação superficial nos dá um caminho: a criança se depara a todo tempo também com muitas perguntas, desafios e escolhas em sua jornada de adaptação e relação com o mundo que a rodeia. À medida em que experimenta o mundo e suas dificuldades, busca soluções, encontra caminhos, afia suas ferramentas e cresce em experiência e sabedoria. Aqueles com ferramentas adequadas responderão com mais facilidade e, sem dúvida, serão mais bem sucedidos na vida. A necessidade é a mãe de todo ofício, e é da experiência que nasce o conhecimento e a criatividade.

A Ciência brota de um profundo desejo de entender o mundo que nos cerca, seus mecanismos e sua dinâmica. E este desejo/virtude a que chamo espírito científico é a “mola” para se construir um conhecimento verdadeiro a respeito das coisas, dos homens, da natureza, enfim: a respeito da vida .

Este atributo não está apenas circunscrito ao fazer do cientista, mas é, na verdade, fundamental para o sucesso profissional em qualquer área do conhecimento : …uma pessoa com talento para a literatura aliada a este espírito científico resulta em um autor apaixonado, capaz de criar mundos e enredos absolutamente criativos e envolventes… …uma outra com talento humanitário e este espírito científico resulta em um psicólogo atento às nuances da natureza humana, capaz de compreendê-la e criar métodos inovadores para mitigar suas dores e dificuldades… …alguém com talento para engenhos aliado a este espírito formariam um engenheiro à frente de seu tempo, com uma capacidade de criar máquinas e estruturas harmonizadas com a natureza, e que tornem nossa vida mais cômoda e saudável… e por aí vai!

Nossa proposta de alfabetização científica é fundamentada  na paixão de conhecer e ensinar a conhecer o mundo!

Possibilitar a vivência da natureza, seus fenômenos, seus diferentes seres, ambientes, segredos, mitos, através de uma abordagem lúdica e integrada às diversas linguagens expressivas, como teatro, literatura, música, artes e outras, é o caminho que nós da ECOBÉ encontramos para aproximar nossas crianças desta sublime virtude que é o espírito científico.”

Post Tagged with ,

You must be logged in to post a comment.